Uma pele protegida é tudo que as mulheres desejam, mas se você mora em uma área populosa, é difícil escapar de agressores ambientais, como a poluição.

A poluição pode gerar radicais livres em sua pele, que são moléculas ​​que reagem muito rapidamente com outros compostos, e podem ter um efeito destrutivo na estrutura de suporte da pele, acelerando o seu envelhecimento.

Portanto, vamos falar aqui nesse artigo, sobre todas as maneiras pelas quais a poluição pode afetar a sua pele, e como você pode combater esse mal. Ou seja, se quiser cuidar melhor de sua pele, leia até o final.

Como a poluição afeta minha pele?

pele cuidados

Nano partículas pequenas na forma de sujeira, poeira ou fuligem podem entrar e impactar negativamente as células do maior órgão do nosso corpo, ou seja, acabam causando envelhecimento prematuro em um processo chamado oxidação.

Além disso, gases como dióxido de nitrogênio, ozônio, monóxido de
carbono e dióxido de enxofre, também podem prejudicar. Nossa pele serve como uma barreira natural contra esses fatores externos.

A poluição prejudica a função de barreira, por exemplo, quebrando o colágeno e os lipídios contidos nesse órgão. Estudos mostraram que as mulheres que vivem em áreas urbanas têm uma pele até 10% mais prejudicada.

Que tipos de cuidados com a pele neutraliza a poluição?

  1. Limpeza Profunda
    Use uma água micelar duas vezes ao dia para lavar as partículas que
    possam estar grudadas. A água micelar atrai sujeira e poeira como um ímã, e com esse cuidado você ficará protegida dos radicais livres.
  2. Use antioxidantes.
    A oxidação pode causar envelhecimento precoce, especialmente quando nos expomos ao ar e a poluentes nocivos. Uma rotina de cuidados com antioxidantes pode interromper esse processo. Use produtos formulados com vitamina A, C ou E.
  3. Proteja sua pele à noite.
    Ela também precisa de cuidados pela noite, portanto, aplique um hidratante antes de dormir para ajudar a fortalecer todas as áreas do seu rosto. Uma forte barreira é essencial para combater a poluição.

Outros cuidados

Sua dieta desempenha um papel fundamental na luta contra os poluentes,
e os benefícios dos antioxidantes também valem para o que você come.

Frutas, verduras, e frutos-do-mar, por exemplo, ajudam seu corpo a combater a oxidação de dentro para fora. Você também deve beber muita água durante todo o dia, já que a poluição pode remover a umidade, por isso, é importante reabastecer. Siga essas dicas e mantenha a sua pele protegida da poluição.